domingo, 16 de março de 2008

Razão, o caminho da Fé?

Bem, um dia alguém teria que atualizar isso né...

Pra começar, gostaria de contar algo que aconteceu comigo hoje aqui no meu trabalho. Estava eu explicando para um homem que os índios praticavam Antropofagia, e ele perguntou se eu acreditava nos maus espíritos dos Tupinambás(sem comentários) ou acreditava em Jesus. Prontamente sem pensar respondi: - Nenhum dos Dois!
Bem, me arrependo amargamente disso, a primeira coisa que ele me disse foi: "á sim, vc é estudado..." Essa frase eu peguei e gravei. Só para que todos saibam, este mesmo infeliz disse momentos antes: "Na época desta casa (1862) já existiam índios???"!!!!!!!!!!!!!!!!! Pois é pessoas, acreditem!

E pra que eu contei este caso? Bem, vou mudar um pouco o foco disso aqui. Vamos entrar num campo muito divertido. Será que Educação/Razão estão tão longe de Fé/Religião? Bem, existem pessoas muito "estudadas", cito por exemplo a professora Dr.ª Célia Tavares, que eu acho um exemplo de professora, a aula dela é algo que adorei nas três matérias que fiz com ela. Ela é Católica apesar de ser toda fodorástica. Enfim, como o outro lado da moeda que ponho aqui e que acredito que sejam uma maioria, ao menos no campo das Ciências Humanas e Sociais, como Ana Paula, ou ainda como Nelma, ambas professoras da UERJ-FFP que não crêem no Todo Poderoso, dessas exemplifico ainda o tom usado por Nelma em ser não uma 'atéia' (vamos discutir isso mais a frente) mas em ser quase uma "anti-cristã". Então não me parece que Religião está longe de Educação, até porque pessoas da História, sabemos que ambas andavam juntas atéé o século XVIII pelo menos.

Agora para não esgotar em pequenas palavras a interessante indagação, vamos a análise da palavra: ATEU. Acho muito engraçado quando alguma pessoa vira pra mim e fala: - Você é Ateu! Só me resta responder: - Não, não sou! Mas ainda assim insistem em dizer que se eu não acredito no Onisciente, Onipresente, Onipotente, sou Ateu. Bem, é engraçado, pq eu poderia me considerar Abudista, ou Ahindu, já que não sou hindu nem muito menos budista, poderia também me considerar Agay, já que não sou gay. Mas não, é insessante apenas a necessidade de dizer que você é ATEU, porque o vírus, e agora perco um pouco da neutralidade de antes, da civilização do ocidente é ainda a Religião Cristã. As pessoas são classificadas entre Cristãos e Não-Cristãos(ateus) e teimo em Dizer mais uma vez em voz alta: EU NÃO SOU ATEU!!! e para embasar meu pensamento usarei um pensamento que não é meu, e sim da professora Nelma: "Ser ateu é acreditar na brincadeira deles, pois o ateu não deixa de ser cristão, ele é um cristão que não quer aceitar a óbvia existência de deus!" Bem, digo então que podemos ser mais do que isso.

De qualquer maneira creio que termino essa primeira postagem, e bem leve, sobre a discussão Cristianismo + Fé + Religião VS Educação + Razão com mais umas perguntas: Por que os cristãos teimam em querer converter todo mundo?? Onde está a tolerância religiosa? E quem disse para ele que os outros querem ser convertidos?? (salvo o Francês que eu pedi pra me converter, deixo aqui registrado a sua falha!) E ainda mais ainda, Somos livres para escolher nossa religião ou nossa religião é livre para escolher seus adeptos? Não entendeu? Simples, Nós Homens nascidos no mundo ocidental e cristão, somos educados a viver nele, somos criados nestes parâmetros e nesses padrões. É possível romper com eles? Ou por mais que rompamos (feio isso né?) ainda somos influenciados pelos sentimentos de pena, piedade e outros sentimentos cristãos? Somos mais cristãos do que ocidentais ou somos cristãos por que somos ocidentais? Ou nenhuma das afirmativas acima?? Bem, acho que desta vez termino por aqui, espero mais comentários e que este não seja o único post sobre este assunto. Obrigado.

Rafael Gomes

4 comentários:

Unknown disse...

taí uma discussão q eu n gosto...
sou muito covarde pra não acreditar em deus...
e muito racionalmente sem respostas pra instintivamente n acreditar q algo além da razão permeia nossas vidas...
enfim, religião eh uma coisa q realmente n me motiva a nada, nem a discussão...seria inocência minha dizer que n me afeta...mas tirando as entrelinhas...eh um assunto q não me afeta e eu prefiro realmente me abster!
qnt a implicação disso à Educação, enquanto edu religiosa continuar sendo opcional, eu n entro no assunto!
mas só um coment, q eu acho merecido, q eu sempre falo:
"se vc for reparar, nem todo crente eh chato, mas todo chato eh crente!"
heheh

Anônimo disse...

Sabe que dia é hoje? Domingo de Ramos!!! hehehehe
Bem no início da Semana Santa!!! :-)
Como é semana de me confessar não vou entrar nessa discussão!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Venho por meio desta demonstrar minha indiguinação!! Hum posso ter falhado na conversão... mas ganhei algo muito mais valioso: respeito, e antes de mais nada, admiração! Pode registrar se eu estiver errado! Hum... by François

Sério, outro dia eu posto, estou um bagaço, vou dormir agora! Beijão nas crianças!

Unknown disse...

Bem, esse assunto é delicado pra se tratar, mas vou tentar argumentar.

O ser humano precisa de uma explicação para o surgimento de tudo. Na minha concepção como católico encontro essa resposta em Deus, e pra mim isso é coerente mas... pensando como um estudante e um individuo no mundo vejo que, no fim, o meu Deus pode ser ao mesmo tempo Buda, Gaia, a natureza etc... não importa, pois, talvez um dia descobriremos que todos estes provem de uma única fonte. As coisas podem também não ser assim, mas esta explicação me basta hoje.
Prefiro acreditar que Deus criou tudo, pois, não tenho tanta fé para acreditar que o Homem é uma evolução de macaco que evoluiu sabe-se lá de que. Eu teria que ter muita fé para acreditar que um ser surgiu do nada, evoluiu em outro que, evoluiu em outro e assim sucessivamente até chegar ao homem.
Por que não acreditar num Deus se isto pode nos confortar?
O problema, acho eu, é que pessoas usam e sempre usaram o nome dele em proveito próprio, para atender as suas próprias vontades, manipulando o povo crédulo. Pessoas que tem como princípios as idéias de Maquiavel que aconselhava a manipulação, pessoas que fingiam acreditar e ter fé, mas viram na igreja só mais um dos meios de se conseguir prestigio poder e todo tipo de vantagem de um povo que desde os primórdios procura apenas viver em paz e harmonia; de um povo que encontra conforto naquilo que é então intangível enquanto seres viventes mas que pode ser alcançado num futuro próximo. Povo este que acreditando numa vida celeste, sem sofrimentos e eterna, tem pelo menos uma oportunidade de viver mais feliz.

ASSINADO: David Vieira