sábado, 16 de fevereiro de 2008

Bem, um dia temos que começar né...
É, quando surgiu-nos a idéia de fazer um blog sobre críticas e reflexões, logo me senti apreensivo, mas na verdade quando me incubi de fazer a postagem me perdi e na verdade fiquei meio que sem o que falar... Entretanto peguei para mim (a partir de agora) a vontade de começar não com uma crítica, esta que Cigano faz de forma tão mais bem elaborada e principalmente humorada. Ao menos nesta postagem me retenho a tentar fazer um pequeno "devaneio" da minha cabeça:

O Início:

Toda saga tem um começo, toda história um prólogo e toda relação um início. E qual seria o início das nossas próprias relações pessoais? Talvez seja fácil procurar algo para culpar por ser "eu" mas o que o "eu" pode achar para culpar por ser ele? Enfim, esse conceito de "início" atormenta muitos de nós, e é por ele que fazemos as mais variadas perguntas que nunca respondemos, ou buscamos respostas metafísicas, explicações auto-explicativas e coisas do gênero. "Qual o início da vida?" "Onde tudo começou?" "Desde quando eu sou assim, ou assado?" Pois, mas acho esse um assunto um tanto quanto improdutivo, não?

Bem, deixando todo o início de lado, se preocupando com o começo de algo mais terreno, já pararam pra pensar o quanto mudamos? Pois, e isso me parece meio loucura, porque se está sempre em mudanças, como podemos acreditar em algo perfeito?? Bem, deixa pra lá né... Como dizem não se discute Religião, Política e Gosto... quem disse isso só poderia ter sido um Político Bispo, mas né.. Fazer o que... XD...

Bem, continuando vemos que o início é algo realmente intrigante, talvez mais do que o fim... para onde vamos? morrer né?! Ou não... hehehe.. Mas como diz algum autor famosão que eu deveria saber, o historiador é o pesquisador do início, ou algo do gênero, sou péssimo nisso... hehehe Voltando, por que é tão difícil iniciar um pensamento mas mais difícil ainda é terminá-lo?? um vai puxando o outro e tem sempre que quebrar, feião né?... Po, to relendo isso aqui to vendo tanto ponto de interrogação que me pergunto, isso quer dizer que as frases tem fim ou que outras terão início incerto? e o que é certo? putz que inútil pensar isso.. Não vai conseguir a resposta e sabe por que? Porque não sabe fazer a pergunta certa... E qual é? Se eu soubesse estaria milhonário e nem olharia pra sua cara |_|

Por fim acho melhor terminar isso antes que não tenha mais sentido, não que até agora tenha feito qualquer um, mas se isso é um início e deveria ser uma reflexão, por que não refletir para o pequeno início de nossos inícios? Pois... Por que preferimos verde e não azul? Por que gostamos de "Sim" e não de "não"? Por que uma coisa tem que necessariamente negar outra? por que fazemos escolhas e não utilizamos tudo que pode ser escolhido de forma igualitária? por que temos que escolher e não simplesmente viver as possibilidades?? Ó vã filosofia, acabe com nossas vidas.. conceitue o que deves, nos deixe nesta solidão que nos rege...
- Rafael Gomes

5 comentários:

Unknown disse...

Começar não é fácil...
comentar sobre um devaneio sobre o início tb não é...
Mas, pensando bem, não seriam todos devaneios , os pensamentos sobre o inicío??Porque o inicio parece que acontece sem a gente ver e já foi!E depois do inicío, passamos grande parte "do meio" tentando descobrir como se deu o inicío, tamannha é sua importancia, ms que ng saiba como se deu.Até chegar às frustrações de nunca o saber realmente...e a outra grande parte "do meio" passamos pensando no fim, como,quando será...Não é mesmo pra fazer sentido...
E talvez a perfeição esteja na essência, inabalável diante das mudanças...
Bom, como já acho que meu comentário já segue os "critérios de devaneios" vou terminando por aqui, depois de já ter começado(e inaugurado ulhul^^)E satisfeita pelo inicio já ter passado, pois, vivamos "o meio"!!!

Diogo Bogéa disse...

Opa! q bom.. mais um lugar pra estimular o pensamento.. quer dizer.. estimular o pensamento a percorrer novos e diferentes caminhos.. os mesmos de sempre ele já faz o tempo todo, automaticamente.. acho q isso enferruja a mente! hehehehe

bom, agora tenho uma mistura de lerdeza cerebral de sono e devaneios filosóficos, então, encerro por aqui..

Bom início aí!

Camila disse...

Ahhh, eu pensei e pensei e não achei nenhum nexo no pensado...
Acho que é mesmo pq o início nunca tem nexo, é um bando de fio solto que vai se juntando aos poucos e começa alguma coisa...

Enfim...
Ótima idéia!
Estarei sempre aqui pensando com vocês!

O comentário do Diogo me lembra uma aula de Psicologia da Educação... hahahahaa
Crisóstomo já tratou desse assunto...

Anônimo disse...

Vc sabe bem que eu prefiro azul né??? rsrsrsrs
Mas é verdade... começar é muito difícil... Tantas dúvidas... Mais ainda para historiadores, até porque rola todo aquele papo de fazer perguntas ao documento e se o documento não te responder ele não ser... Por que ele não serve???? Hummm... Chega, deixe os devaneios prá vc!!! hahahaha

Bjuuuuuuuuuuuuuu

Unknown disse...

François

"Acorde Alice, o mundo das maravilhas só existe em sonhos... Às coisas fantásticas da vida se encontram no interior de nossas mentes... a felicidade é o que está no mais profundo de nosso ser...

A realidade é dura, o mundo é complicado, as pessoas nos magoam... À única coisa que é constante é a abundância... Seja de complicações, seja de dificuldades, seja de dores...

Mas acorde Alice, você é forte, não precisa se agarrar em sonhos, viva à realidade, viva as coisas fantásticas que só você pode proporcionar, desperte o que há de mais valioso e profundo em sua vida, busque a sua felicidade!

A realidade é dura, mas cabe a nós dar um desfecho em nossa história, o mundo é complicado, mas você nunca estará sozinha, as pessoas nos magoam, mas não passam de passageiros...A única coisa que é constante é a abundância... Então cabe a nós preencher nossos dias com abundância de sorrisos, de felicidade, de amor!"

Eu sei que derrepente você pode olhar para isso e dizer: mas o quê é que isso tem a ver com o tema???
Bem, na realidade essa é a minha visão sobre o assunto, desde o princípio a busca pela essência, nada mais é do que uma construção da identidade humana (ao meu ver!). Pois nessa busca incessante pela essência criou a filosofia, psicologia e as demais ciências humanas que até os dias de hoje estudam essa construção de nossa identidade! O que nos trás a esse blog... enfim, não é o início ou o fim que nós deveríamos nos preocupar, é exatamente o meio, nossa vida, esse questionamento de identificação. Quem enfoca nessa área se destaca na atualidade, vide a lista dos best sellers, os livros de auto ajuda estão "bombando", nós ainda nos preocupamos com o joelho do Ronaldo e não ligamos para nó mesmos, somos reflexo da identidade que a televisão nos dá... a realidade é que isso gera essa sociedade em que o mal do século é o estresse...

Resumindo: Que merda!!!