''...Enfim, são essas e outras notícias importantíssimas que a nossa TV e jornais mostram. Mas isso pede uma outra reflexão. De que serviriam notícias úteis ? O que faríamos com elas ?...''
Esse é um trecho do post anterior, que nos leva ao embate contido no título deste post.
A questão de que as notícias ''idiotas'' são necessárias ou não, não leva a noticiar somente miséria. A tv passa um tipo de cultura e isso é um fato, mas eis que surge uma pergunta: não poderia ser algo mais útil ?(volto a dizer que não precisa ser necessariamente miséria)
E essa pergunte atrai outra, que está citada acima. De que serviriam notícias úteis ? O que faríamos com elas ? Apenas para refletir...
Eu realmente acredito que hoje em dia, escolher ser professor é deixar um pouco de lado conforto e luxo e se entregar a uma causa (por mais que muitos professores não o façam). Uma causa que atualmente anda perdida: a causa do saber. Optar por conscientizar as pessoas é uma escolha dura e difícil em um mundo onde é mais fácil escolher uma profissão mais rentável, menos altruísta e menos ''quixotesca''. Escolher ser professor de alunos que, geralmente não conhecem os valores familiares, desconhecem o valor do respeito e do saber (é mais fácil ser bonito e estar na tv, ser jogador de futebol, modelo, etc) é realmente abrir mão de muita coisa. A nobreza dessa profissão é quase mítica.
E como todo herói tem seu vilão, eu designo a antítese do professor como sendo a TV. Sim, a TV. Ela tem o seu valor e coisas muito boas, mas sabemos o que ela tem feito. Vivemos sob a ditadura da ignorância, onde a TV nos mantém alheios aos fatos e suas opiniões são extremamente tendenciosas.
Na sala de aula, o professor luta para tentar levar algo de construtivo ao aluno e ele chega à casa e o que a TV faz ? Desfaz. Seduz os jovens com suas fantasias, luxos e mentiras. Diz que roupas usar, o que admirar, o que ver, que corpo ter, o que valorizar e nos enche de lixo!
O que acontece? Jovens incendeiam índios, agridem homosexuais, se drogam, se matam, se tornam traficantes e vemos o caos instalado. Algumas perguntas ficam: o que será dos filhos dos jovens de hoje ? O que será do mundo ? Como terminará, se é que vai terminar... ?
Porém, não entrem em pânico, não se lamentem! O arauto do saber está chegando! Há uma luz no fim do túnel!
Essa chama de esperança somos nós, futuros professores!
Sempre existirão rebeldes. A rebeldia é a nossa arma.
Rebeldia ? Alguns vão perguntar.
Sim, rebeldia.
Em um mundo onde todos são ignorantes, ter erudição é rebeldia.
R.R. Da Rosa.
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9 comentários:
Concordo com muita coisa...
Menos com a parte (muito dramática, convenhamos) de jovem agredindo indios e etc ...e a relação tá exagerada..mas n vem ao caso...
Mas, apesar de tudo...Eu vejo que pra um povo de tão baixa renda, de tão poucas oportunidades, a TV é o instrumento de lazer mais barato e acessível(cara, q merda, isso se escreve assim???) dos brasileiros de modo geral...
Pq dadas as condições locais(lugares em geral) de lazer e de segurança, até o "papo de/no portão" ficou escasso...
Pensando assim, n gosto de crucificar a "pobre" TV...é lamentável que ela seja tão alienante e que (covenhamos tb) o programas educativos n sejam assim tão atrativos...
Mas, em relação a profissão, eu penso que se o que eles(os alunos) tem eh a TV, não posso "destruíla..."
Se oq eles tem é a sombra, eu parto da sombra pra mostra a luz...Sabe, isso de sair da caverna direto, não eh pra muitos...Acho q ficar cego na claridade é pior que viver de sombras...
(espero que entendam a analogia...viajei agora no "mito da caverna")
AHHH e só pra terminar msm...
Pra que que serve exatamente noticias úteis?Isso demanda mt reflexão..o q eh útil pra vc??
Sinceramente, notícia muito útil pra mim agora seria saber quando eu tenho que ir lá na Sec. de Edu. daki(SG) escolher a escola que vou trabalhar...Mas isso não "dá no jormal", e só pra constar, informações certas poupam tempo e esforço...o que eu andei perdendo um pucado essa semana por causa de informações erradas...
Puuutz já falei muito!
Só um PS:GOstei da hisória de rebeldia e erudição^^Taí um motivo coerente pra se ser rebelde^^
creeedo!!!!coment gigantooooso...nuss!agora que vi!n foi premeditado...hehe
Devo dizer que... discordo em grande parte! hhahahaha
[Lá vai eu te "desdizer"]
Não acho que a TV seja quem o vilão do professor. Não acho nem que hoje em dia professor é herói! Eu acho que tem gente que consegue mesmo fazer a diferença e poucas delas são professores hoje em dia. As pessoas andam desacreditadas de tudo! Claro que é certo que o professor tem um campo de ação de transformação bem maior que a grande maioria das pessoas, mas cada vez mais andam desperdiçando isso.
Você faz faculdade de formação de professores e dá pra ver quem se importa! E são poucos! A questão é: querer fazer a diferença!
E devo dizer que apesar de discordar um pouco de você em vários aspectos essa é uma qualidade sua que não posso negar!
Qnto a tv e o professor, olha, discordo um pouco. Acho que conta muito a pessoa também. Estamos numa faculdade onde as pessoas sabem te citar a opinião de trocentos especialistas, mas que se você pede numa prova uma pergunta mais pessoal, se desesperam. As pessoas tem preguiça de pensar e eu não acho que isso venha da tv... Acho que o que acontece hoje é a interação de diversos fatores! É toda essa realidade!
Acho que não existe uma antítese. Não existe um oposto pro professor. Existe uma realidade toda permeada de diversos fatores que influenciam em todas as relações, inclusive a do saber.
Ah! Esses seus posts tem me lembrado essa música do Legião:
Aloha (Renato Russo)
Será que ninguém vê
O caos em que vivemos ?
Os jovens são tão jovens
E fica tudo por isso mesmo
A juventude é rica, a juventude é pobre
A juventude sofre e ninguém parece perceber
Eu tenho um coração
Eu tenho ideais
Eu gosto de cinema
E de coisas naturais
E penso sempre em sexo, oh yeah!
Todo adulto tem inveja dos mais jovens
A juventude está sozinha
Não há ninguém para ajudar
A explicar por que é que o mundo
É este desastre que aí está
Eu não sei, eu não sei
Dizem que eu não sei nada
Dizem que eu não tenho opinião
Me compram, me vendem, me estragam
E é tudo mentira, me deixam na mão
Não me deixam fazer nada
E a culpa é sempre minha, oh yeah!
E meus amigos parecem ter medo
De quem fala o que sentiu
De quem pensa diferente
Nos querem todos iguais
Assim é bem mais fácil nos controlar
E mentir, mentir, mentir
E matar, matar, matar
O que eu tenho de melhor: minha esperança
Que se faça o sacrifício
Que cresçam logo as crianças
"Todo Herói tem que ter um vilão"... é... Não estou querendo "desdizer" o que Cigano falou, mas concordo com parte dos comentários... Acho que, Cigano, você exagerou um pouco nessa parte dos jovens queimando índios... Isso não é culpa da TV... ao menos no meu ver... isso é culpa dos Maus professores... dos Maus pais... é Culpa dá má educação que os jovens de classe média alta (principalmente) tem tido... Esta história de globalização e liberdade... "A Liberdade só gera a maldade" vou ficar devendo os créditos, mas ouvi isso outro dia... E tenho que concordar, o Caminho do progresso social é a ditadura... Infelizmente os homens nasceram para obedecer... poucos para mandar... Numa boa, não creio que isso seja culpa da TV, creio que sim, a liberdade de Expressão, toda essa história de SEM CENSURA na tv... Sério, isso gera pensamentos? Sim.. Mas de que adianta gerar tanta gente que pode pensar, tanta gente que pode mudar... se o pensamento é quase sempre inútil??? E digo o que é útil: útil é aquilo que muda ou ao menos é relevante para você, seus semelhantes e numa escala maior para sua sociedade e quiçá(dale Françoá) para o mundo... Talvez discordem, mas se é algo que não é relevante a vida de ninguém... é inútil ¬¬"... Não estou defendendo a Ditadura, estou apenas querendo expressar que a ignorância é o preço que se paga pela liberdade que temos hoje... Não acredito em conspirações muito elaboradas ou algo do tipo, acho que somos livres para escolher sim, a diferença é.. nossas escolhas são condicionadas e inúteis... Aí.. Azar...
E pergunto-me sempre: Qual o papel do Professor nessa merda toda? Tirar a liberdade do aluno??? Não, não creio ser isso, mas condicionar a sua liberdade, ou seja, fazer o que a tv faz, por exemplo.. Não é dar informações, mas moldar a cabeça dele mesmo.. ser malvado com ele... é melhor você ser tendencioso e útil, do que tendencioso e inútil(TV)... Jogue os alunos contra a TV.. chute-as... Queime-as... Faça a Revolução se necessário... Mas por favor... Mudem essas crianças... Não tenho coragem hoje de botar minha vida na mão de um médico... morreremos todos por sermos inúteis... Não tenho coragem hoje de botar a vida mental do meu filho nas mãos dos nossos professores que temos por aí... SOCCORRAM-ME!
Ps: "quixotesta"? ehuoaERHOAEUR Saporramermo! heuoAHrouAE
Bem, segundo minhas conclusões (que não faço a mínima idéia de quais sãos os pensadores, mas sim os pensamentos!) a história da humanidade se dá através da construção de uma identidade, ou seja parâmetro do que deve se seguir (cidadão) e não se deve seguir (barbarie). Pois bem, o que temos aqui é um impasse com a grande questão de uma antítese citada por Rafael, mas não podemos negar que, em parte temos uma precipitação, pois todos os professores também foram influenciados por esta tv, o que não acontece da tv ser influenciada pelos professores! Todos nós que estamos realizando estas postagens somos frutos da influência de ambas as partes, ou seja, a construção de nossa identidade tem a influência desses dois sujeitos, não como antítese, mas como síntese do que somos atualmente. E agora sim podemos discutir o papel do professor em meio a essas conclusões realizada até aqui pelas demais discussões. O professor seria quele que ajudaria o aluno a desenvolver o discernimento em meio a esse turbilhão de informações que a mídia nos oferece a cada dia, não como vilão que deva ser extinguido, mas como um dos instrumentos de sua profissão, a qual este deveria ter domínio para chegar ao conhecimento desejado. A final de contas o homem não poderia ser escravo de sua criação... pois a mídia se baseia no desenrolar de informações que só podem sair de um lugar: da mente geradora do conhecimento humano!
Gostei bastante do texto, pois, nunca pensei no real compromisso que tem o professor com a sociedade. Apesar de já ter lido Paulo Freire cujo pensamento baseasse na total revolução da sociedade por meio da educação( que tem o professor como instrumento de difusão), nunca apostei muito nessa idéia ,pois, ao meu ver é um tanto utópica.
No entanto, como Freire previu a “revolução” realmente ocorreu e ainda está ocorrendo, mas não a revolução daquela educação guiada pelos professores , mas sim, a revolução da mídia , da Tv, do consumo e dos mais ricos. ( não me entendão mau, não quero ser Marxista hehehe).
O que vemos hoje é uma concorrência desleal, porque o professor pode estar em contato com os alunos todos os dias por algumas horas e por alguns anos, mas a TV estará presente em todos os momentos e para o resto da vida.
Acredito que um meio de comunicação tão presente pode sim influenciar e muito na vida de cada um, e como um velho sábio já dizia a diferença entre a cura e o veneno é a dose aplicada. Assim se a TV fosse utilizada de forma instrutiva, e não só a TV, o rádio, a internet e qualquer outro meio de comunicação poderíamos ter um mundo diferente...
Mas a quem mesmo isso interessa???
Aproveitando um espaço na minha super-agenda de estudante da uff (o que vai ter de nego me xingando por isso, mas bem feito ficam me chamando de traidor a toda hora. rs)dei uma passadinha no blog,aliás bela iniciativa pra nós,trabalhadores e vagabundos, que carecemos de um espaço de reflexão de vez em quando.
Qto ao post em discussão no momento apesar das minhas discordâncias em alguns pontos, ele é um bom tema para produzir a tão amada polêmica.Para facilitar o meu raciocínio, já lento devido ao sono,e os dos demais leitores postarei em tópicos algumas questões.
1°- Cigano não concordo mto com sua visão a respeito sobre a utilidade da televisão como também das notícias que a mesma veicula. Apesar de nao gostar de muita coisa que é transmitida na tv aberta tenho que admitir que o "meu gosto" não pode ser considerado como modelo universal de entretenimento televisivo. E quero realçar bem que nao culpo e nao considero a nossa geração como somente uma vítima do consumismo que nos destina a submissao total ao aparelho de tv entre outros tipos de mídia. Em relação a isso acredito que esteriótípos de perfeição difundidos massivamente sempre existiram e pouquíssimo deles se preocupavam a com a formação de uma mentalidade crítica. O que devemos lamentar ou reconhecer, isso depende do posicionamento político do leitor, é que o atual sistema econômico,social.... que predomina entre as nações que se dizem civilizadas utiliza de forma racional e sagaz os meios que dispõem levando a um enorme contingente de pessoas a ideologia que ela deseja ver representada. Deixo bem claro que não acredito na existência de um suposto modelo de neutralidade, porém o capetalismo é mais esperto do que parece.Mas voltando a questão micro nesse tópico acredito na necessidade de reforma dos nosso meios de entretenimento,principalmente a tv por causa de sua conhecida abrangência,com isso nao prego o fim das novelas e dos reality's show, quem me dera se tivesse esse poder,mas sim a possibilidade de se optar por uma programação diferente que permita o telespectador, se assim ele quiser, de ver novos programas e nao a repetição sacal que é vomitada em nossas casa ao passarmos os canais de nosso pobre tv popular.Viva a iniciativa de canais como o canal Brasil, mas conhecido como canal 2. rs
2°-Qto ao ofício do professor e as dificuldades encontrada por nós ao fazermos essa escolha creio que vc tem um pouco de razao ao chamar tal escolha de uma opção quixotesca não só pela compensação financeira,que por sua vez e mto ingrata, mas também pelo pouco reconhecimento que essa profissao desfruta nos dias de hj como também em outros momentos da história. Porém, como a propria Camila destacou é necessário visualizar que nem sempre esse papel crítico é objeto de desejo daqueles que anseiam estar futuramente de uma sala de aula no papel de professores. Não podemos esquecer também que esse papel de agente de reflexão nao e de monopólio somente dos professores, mas que nós, cidadãos insatisfeito com a nossa realidade devemos fazer uso dele.
3° Já a questão dos valores em decadência acho que é um pouco de inocência nossa acreditar que ela se deve somente a uma manipulçao da mídia. Para mim de certa forma caminhamos em torno de dois fatores : o primeiro relativo a um sistema economico,social.... que propicia em nome de sua prosperidade, que contingente cada vez maiores de pessoas caminhem em direção a marginalidade para sobreviverem. Vale comentar que num país onde desde mais merda líder de comunidade até o presidente sao suspeitos de corrupção se torna díficil exigir condutas politicamente corretas. E isso nos leva ao segundo fator : o caminho da agressao hobbesiana. Calma que eu explico. Com o cada vez maior descaso com a vida humana e a decepção com a instituições, que de democrática só tem o nome, acredito que as pessoas ,conscientemente ou não, se entregam ao poder de agredir o próximo que tinha sido confiscado em nome de um Estado que regulasse a relação entre os indíviduos mas que devido a sua convulsão retorna a sua origem. Será que estamos iniciado o tão temido período cyber punk da humanidade. rs
4° Já estou com mto sono, mas vou concluir essa budega ao corrigir a da frase final do cigano, de acordo com meu ponto vista. Pra mim ser rebelde nesse mundo e ter o poder de duvidar, pois num mundo que só vive de certezas absolutas , quem tem esse poder é rei.
Eu estou, no mínimo, estupefato! Ontem tive a oportunidade de desenvolver uma matéria (Renascimento) com a turma e fui questionado se por acaso alguns do padrões medievais, ainda vigentes naquela época, fossem quebrados. A resposta é a intervenção do Tribunal do Santo Ofício... enfim, o que tem de mais nisso? Bem, ao dar a resposta eu me enfoquei em uma realidade em que não se tinha uma televisão ou meios de informações que não poderiam oferecer um entreterimento, o que era "badalado" na época eram as torturas em praças públicas. Uma carcterística muito peculiar da época e tal... mas ao repensar nessa resposta hoje fiquei refletindo na aula de Zé Roberto em que ele citava o trecho de "Memórias postumas de Brás Cubas" onde o personagem principal vê seu escravo, agora alforriado, castigando um escravo em praça pública e uma grande quantidade de pessoas assistindo essa cena. Enfim, trazendo isso para os dias de hoje (eu sei que isso poderia parecer forçado!!!), mas poderiamos ver isso nos BBBs da vida, onde esses programas conseguem maior ibope em meio as brigas ou em crises existênciais dos participantes que são noticiadas todos os dias em jornais, na intenet ou em "programas de fofoca", engraçado que nós continuamos nos aglomerando nessa enorme praça pública chamada de TV aberta, onde continuamos contemplado torturas! Engraçado que em todos esses períodos, por mais afastados que sejam, esse show de horrores era e continua sendo legalizado, sendo alvo de nossa atenção! Mais uma vez digo que essa pode ser uma visão forçada, mas eu me enfoquei no lado ruim desses tipos de programas, esto disposto a receber críticas para a defesa do lao bom desses programas, caso exista...
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